16.5 C
Brasília
sábado, 02/08/2025

Hugo Motta rejeita ameaça em discussão com Carlos Jordy

Brasília
céu limpo
16.5 ° C
16.5 °
15.6 °
62 %
3kmh
0 %
dom
25 °
seg
25 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
25 °

Em Brasília

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, teve uma discussão acalorada com Carlos Jordy, deputado do PL-RJ, durante a votação da PEC dos precatórios na terça-feira, dia 15.

Tudo começou quando Carlos Jordy solicitou a palavra para falar sobre uma proposta apresentada pelo PL, que ele considerava muito importante para o partido.

Porém, Hugo Motta respondeu que essa proposta já havia sido retirada pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante. Carlos Jordy contestou dizendo que havia acabado de falar com Sóstenes, o que gerou a discussão entre os dois.

Em certo momento, Hugo Motta elevou o tom de voz e afirmou: “Eu não funciono sob ameaça”.

PEC dos precatórios é aprovada no segundo turno

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos no dia 15, uma proposta de emenda constitucional que possibilita ao governo excluir os gastos com precatórios (dívidas judiciais da União) do limite de despesas fiscais a partir do ano que vem.

Essa medida estabelece que esses gastos retornem para a meta fiscal em 2027, aumentando em 10% ao ano, o que pode postergar em até dez anos a inclusão total dessas despesas nas contas públicas.

No primeiro turno, a proposta recebeu 404 votos a favor, 67 contra e três abstenções; no segundo, foram 367 votos favoráveis e 97 contrários. Os destaques foram rejeitados e agora o texto será enviado ao Senado Federal.

Veja Também