O deputado contou com apoio de partidos de todos os espectros políticos
Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) disputaram a presidência da Câmara dos Deputados neste sábado (1º) e o resultado da votação garantiu a vitória para o deputado paraibano.
Motta, teve 444 votos, van Hattem teve 31 e Vieira 22 . A vitória do candidato do Republicanos já era certa, pois ele tinha uma base de apoio que abrange 18 partidos, incluindo PP, PSD, Republicanos, PL, PT, PCdoB, PV, PRD, Rede, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PSB, PDT, MDB, Avante, Podemos e PRB.
Antes da votação, o parlamentar fez um pronunciamento com algumas promessas para os seus dois anos de gestão:
– Quero ser um elo na corrente, um elo forte, mas com a consciência de ser apenas um elo que não podemos deixar romper. Todas as vezes que romperam esta corrente, partiram a democracia.
O novo presidente da Câmara se tornou a pessoa mais jovem a ocupar o cargo, aos 35 anos ele assume os desafios da Casa de Leis que tem estado cada vez mais polarizada com o compromisso de atender as agendas da esquerda, direita e também do Centro, já que os apoios foram costurados entre os partidos com algumas condições.