O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir a situação dos brasileiros que estavam na Flotilha Global Sumud, bloqueada por Israel nesta quarta-feira (1º/10). Entre os passageiros estava a deputada federal Luiziane Lins (PT).
Durante uma sessão no Plenário da Câmara, Motta explicou que a parlamentar do PT havia solicitado a renovação de sua licença temporária para cumprir uma missão humanitária em Gaza.
“Fiquei surpreso com a notícia que recebi. Imediatamente entrei em contato com o ministro Mauro Vieira para garantir todo o suporte necessário por meio do Itamaraty, buscando o diálogo com as autoridades israelenses para que a deputada Luiziane tenha suas prerrogativas como parlamentar respeitadas, assim como os direitos dos demais brasileiros que estão passando por essa situação”, afirmou Motta.
A flotilha é composta por ativistas, parlamentares e civis de 44 países, com mais de 50 embarcações, incluindo brasileiros. Em um comunicado divulgado às 16h desta quarta-feira (horário de Brasília), o grupo informou que perdeu comunicação com os tripulantes e que o estado de saúde deles é desconhecido.
Entre as embarcações já paradas está o barco ALMA, que levava o brasileiro Thiago Ávila e a ativista sueca Greta Thunberg.