O auditório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) foi palco, na última segunda-feira (17), de um encontro emocionante. Para lembrar o Dia Mundial da Prematuridade, mães de bebês nascidos antes da 37ª semana, profissionais de saúde, residentes e familiares compartilharam experiências de luta e vitória. Mulheres que tiveram alta com seus filhos contaram para famílias de bebês ainda internados os desafios e alegrias da recuperação dos pequenos.
Um exemplo é Teresinha Maria Rezende, mãe de Matheus Rezende, que nasceu prematuro e foi o primeiro bebê na Unidade Canguru (Ucinca) do HRT, um setor que estimula o contato pele a pele entre o recém-nascido e seus familiares. Ela relembra: “Ele nasceu com 29 semanas e pesou apenas 875 gramas. Cada dia vencido era uma grande conquista, e a equipe sempre nos dava força para não desistir.”
Matheus expressa sua gratidão à equipe e sua mãe: “Cada fase da minha vida foi importante. Agradeço ao HRT e à minha mãe. Quero dizer a outras mães para nunca desistirem, pois seus filhos vão crescer e trazer muita alegria.”
Beatriz Vieira também dividiu sua experiência como mãe da pequena Alana, que nasceu com 29 semanas e 2 dias e hoje está saudável e ativa. “Foi difícil vê-la tão pequena na incubadora, com apenas 1,3 kg. A equipe do HRT salvou sua vida, e serei grata para sempre.”
Conscientização
O Dia Mundial da Prematuridade faz parte da campanha Novembro Roxo, que chama a atenção para o aumento dos nascimentos prematuros e suas consequências, além de orientar a prevenção e cuidados para os bebês e suas famílias.
“Falar sobre prematuridade é alertar a sociedade para a prevenção, oferecer atendimento qualificado e promover políticas públicas que garantam o direito das crianças de nascer e crescer com saúde”, destacou Caroline Ribeiro, fonoaudióloga e coordenadora do Centro de Referência do Método Canguru do DF.
Em 2024, o Distrito Federal contabilizou 4,2 mil partos prematuros, representando 12,83% dos nascimentos. Gabrielle Medeiros, gerente de Serviços de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da Secretaria de Saúde, explica que esse grupo precisa de cuidados especiais desde o pré-natal, passando pelo nascimento, atendimento hospitalar e acompanhamento pós-alta.
Semana de conscientização
O evento também marcou o início da Semana de Conscientização da Prematuridade no HRT. Até sexta-feira (21), atividades acontecerão para aproximar famílias e equipes, reforçando a importância da assistência humana e dedicada.
Programação:
- Quarta-feira (19) — 14h: Dia do cuidado: mães e equipe, com a participação da escola de cabeleireiro Senac, Mary Kay e Projeto Atendimento em Movimento Seac-DF;
- Quinta-feira (20) — 15h30: Cine Canguru;
- Sexta-feira (21): Café com prosa – Equipe Uneo.
Informações fornecidas pela Agência Brasília
