18.9 C
Brasília
quinta-feira, 12/02/2026

HRT amplia atendimento e reinaugura setor de rins

Brasília
nublado
18.9 ° C
18.9 °
18.9 °
95 %
1.4kmh
93 %
sex
27 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
26 °
ter
20 °

Em Brasília

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) reabriu o setor de Nefrologia após uma grande reforma realizada na quinta-feira, 12 de fevereiro. A diretora dos Serviços de Internação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Emanuelle Ferreira Pereira Lustosa, informou que o espaço foi completamente modernizado e o serviço de hemodiálise poderá atender até 149 pacientes por mês, um aumento significativo em relação aos 50 anteriores.

Foram feitas melhorias na pintura, estrutura física e atualização do parque tecnológico, com substituição total das máquinas de hemodiálise. Os ambulatórios foram ampliados, o serviço de diálise peritoneal foi reforçado e o sistema de água foi totalmente renovado, agora com um sistema de osmose dupla, algo inédito na rede pública de saúde local.

Essa iniciativa faz parte de um projeto do governo local para investir em todos os hospitais públicos que oferecem nefrologia. No dia anterior, 11 de fevereiro, o Hospital Regional do Gama também inaugurou sua ala de nefrologia, com a presença da vice-governadora Celina Leão e do secretário da saúde, Juracy Cavalcante.

Além do HRT e do hospital do Gama, a população conta com serviços de nefrologia em outros hospitais públicos, como os regionais de Sobradinho, Asa Norte, Santa Maria e o Hospital de Base do Distrito Federal. Apesar dos avanços, ainda há fila de espera para hemodiálise na rede pública. Segundo Emanuelle, a ampliação ajudará a desafogar leitos de UTI, já que muitos pacientes renais ficam internados apenas para receber o tratamento.

Isso permitirá que esses pacientes deixem a UTI, liberando leitos para novos casos e melhorando o atendimento hospitalar em geral. Para os pacientes, o aumento do número de vagas e a modernização do parque tecnológico representam melhor qualidade e conforto durante o tratamento.

O médico responsável pelo setor de nefrologia do HRT, Gladson Paiva, explicou que os pacientes atendidos no hospital têm necessidades especiais, pois não podem fazer tratamento em clínicas privadas conveniadas. Eles frequentemente precisam de transporte especializado e cuidados hospitalares próximos devido ao estado de saúde delicado.

Gladson também destacou que a ampliação traz condições de trabalho muito melhores para a equipe médica, que já vinha solicitando melhorias há anos.

A diretora do HRT, Thalita Rassi, ressaltou que com essa modernização, o hospital se consolida como o maior centro de nefrologia do Centro-Oeste e oferece o maior serviço de hemodiálise do Distrito Federal, motivo de orgulho para a instituição.

Uma paciente que faz tratamento no HRT, Ana Selma Carvalho da Silva, destacou que o espaço está mais acolhedor e as máquinas estão funcionando bem, o que facilita sua rotina de tratamento.

Veja Também