Neste sábado (13), o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) realizará uma ação especial chamada Dezembro Laranja, voltada para a prevenção e informação sobre o câncer de pele. O atendimento acontecerá das 9h às 15h, com senhas entregues por ordem de chegada.
A campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que oferece atendimentos gratuitos em várias cidades brasileiras. No Distrito Federal, cerca de 600 consultas serão feitas por médicos dermatologistas voluntários e membros da SBD.
Quem apresentar suspeita de câncer de pele poderá ser submetido à cirurgia no mesmo dia, dependendo da disponibilidade do material e da equipe médica. Caso não seja possível operar no dia, os procedimentos serão agendados pela equipe de dermatologia do Hran e do Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Dezembro Laranja
A campanha Dezembro Laranja reforça a importância de fazer exames anuais com um dermatologista para detectar precocemente lesões causadas pelo câncer de pele. A campanha acontece no começo do verão, quando a exposição ao sol aumenta.
Os sinais que indicam a necessidade de atenção incluem manchas que causam coceira, ardência, descamação ou sangramento; pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; e feridas que demoram a cicatrizar.
O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil e no mundo. Ele ocorre quando as células da pele crescem de forma anormal e descontrolada, representando 30% de todos os casos de câncer. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a previsão para 2023 a 2025 é de 704 mil novos casos no Brasil.
Utilizar protetor solar com fator mínimo de proteção 30 contra radiações UVA e UVB é fundamental para prevenir o câncer de pele. Também é recomendável usar roupas com proteção UV e chapéus com abas largas.
Serviço
Força-tarefa para identificar câncer de pele no Hran
Data: sábado (13)
Local: ambulatório do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
Horário: 9h às 15h (atendimento por ordem de chegada)

