21.5 C
Brasília
domingo, 14/12/2025

Hran atende 600 pessoas para identificar câncer de pele

Brasília
trovoada
21.5 ° C
21.5 °
21.1 °
83 %
1kmh
75 %
dom
29 °
seg
20 °
ter
24 °
qua
21 °
qui
19 °

Em Brasília

No último sábado (13), o ambulatório do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) abriu suas portas para uma ação especial focada em diagnosticar o câncer de pele.

Durante seis horas, das 9h às 15h, 600 pessoas foram atendidas com o objetivo de identificar lesões suspeitas e oferecer orientações sobre prevenção e cuidados importantes.

Após as consultas médicas, foram realizadas 40 cirurgias imediatamente. Outros 50 pacientes tiveram seus procedimentos programados para os próximos meses, que acontecerão no próprio Hran, no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) ou no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB).

Otávio Ruela, 90 anos, e Maria das Dores de Souza, 86, foram os primeiros atendidos. Eles garantiram sua posição na fila com a ajuda de familiares que se revezaram desde a tarde da sexta-feira (12). Logo após o atendimento, ambos passaram por cirurgia. Seus filhos, Edimar Ruela, 59, e Marilene Alves, 51, aguardavam do lado de fora.

“Desde o começo do ano eu esperava por esse dia”, disse o filho de Otávio. Ele explicou que o pai foi diagnosticado com lesões nos últimos meses e que a sogra já havia passado por tratamento para câncer de pele há cerca de três anos. “Conhecemos alguns profissionais daqui e estamos confiantes em seus cuidados”, afirmou Marilene.

Voluntários

A ação contou com quase 60 médicos e 20 outros profissionais. Entre os voluntários, havia muito comprometimento e dedicação. A enfermeira Claudia Brito disse: “Nasci para cuidar das pessoas. Este lugar é minha casa”.

Ela dedicou quase 30 anos ao Hran, aposentando-se em 2014, com os últimos 15 anos voltados para o setor de dermatologia do hospital. Já participando do Dezembro Laranja em anos anteriores, não hesitou ao aceitar o convite para atuar como voluntária este ano.

“Sou apaixonada por dermatologia. É o que gosto de fazer e estudei muito para isso. Essa paixão continua comigo até hoje”, resumiu a enfermeira.

Dezembro Laranja

Os atendimentos gratuitos fazem parte da campanha Dezembro Laranja, coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A iniciativa reforça a importância do autocuidado e da consulta anual com o dermatologista para prevenir e identificar precocemente o câncer de pele.

Desde 1999, a campanha já realizou mais de 600 mil consultas e detectou mais de 75 mil casos de câncer de pele. Este ano, há mais de 100 postos em todo o país, com a ajuda de mais de 2 mil médicos dermatologistas voluntários.

Segundo a preceptora da residência de dermatologia do Hran e presidente da SBD no Distrito Federal, Letícia Oba, essa ação é muito importante. “Nosso objetivo é ser eficaz. Realizamos algumas cirurgias no dia e agendamos outras. Isso ajuda a acelerar o acesso da população à assistência especializada”, explicou.

*Informações da SES-DF

Veja Também