24.5 C
Brasília
domingo, 31/08/2025

Houthis invadem prédios da ONU no Iêmen após morte do primeiro-ministro

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
18.9 °
33 %
4.1kmh
0 %
seg
29 °
ter
28 °
qua
27 °
qui
28 °
sex
22 °

Em Brasília

Um grupo de rebeldes Houthis invadiu dois escritórios de agências vinculadas à Organização das Nações Unidas (ONU) em Sanaa, capital do Iêmen, neste domingo (31/8). A ação ocorreu logo após Israel anunciar o assassinato do primeiro-ministro Ahmed al-Rahawi, do governo controlado pelos Houthis.

De acordo com informações da CNN internacional, os escritórios invadidos foram os do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e da agência das Nações Unidas para a infância (Unicef).

No sábado (30/8), o grupo Houthis comunicou que um ataque aéreo de Israel resultou na morte do primeiro-ministro e de outros ministros do Iêmen.

As operações militares de Israel contra o território iemenita começaram em outubro de 2023, após membros do Hamas invadirem Israel provocando centenas de vítimas.

Os Houthis integram o chamado “Eixo de Resistência”, apoiado financeiramente pelo Irã, e adotam uma postura contrária ao governo de Israel. Por isso, frequentemente lançam ataques com mísseis contra Israel em apoio aos sobreviventes na Faixa de Gaza.

Em maio, os Houthis lançaram um míssil contra um dos principais aeroportos de Israel. Na época, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que responderia a esse ataque.

“Já realizamos ataques antes e continuaremos fazendo em outras oportunidades”, afirmou Netanyahu em vídeo publicado nas redes sociais.

Veja Também