23.5 C
Brasília
sábado, 30/08/2025

Houthis atacam aeroporto principal de Israel com míssil

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
25 °
23.5 °
46 %
5.1kmh
0 %
sáb
28 °
dom
30 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °

Em Brasília

O Aeroporto Internacional Ben Gurion, o maior aeroporto de Israel, foi novamente alvo de um ataque dos Houthis nesta quarta-feira (16/7). Além disso, o grupo que domina parte do Iêmen realizou investidas contra outras duas localidades israelenses.

De acordo com o porta-voz dos Houthis, Yahya Saree, um míssil balístico iraniano do tipo Zulfiqar foi lançado contra o principal aeroporto israelense. Drones também foram direcionados a um porto e a uma base militar localizada no deserto de Negev.

Quem são os Houthis?

Os Houthis surgiram no início dos anos 1990 no Iêmen e desde 2011 controlam grande parte do país.

Com o conflito na Faixa de Gaza em 2023, este grupo passou a realizar diversos ataques contra embarcações ligadas a nações aliadas de Israel nos mares Vermelho e Arábico.

Segundo os Houthis, tais ações têm o objetivo de apoiar os palestinos na Faixa de Gaza.

Em março de 2024, os Estados Unidos iniciaram ataques contra os Houthis no Iêmen, mas um cessar-fogo entrou em vigor em maio, prevendo que navios americanos não seriam alvo de agressões.

O incidente foi confirmado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI), que afirmaram que o míssil foi interceptado pelo sistema de defesa aérea do país.

Mesmo alegando que seu ataque visa apoiar os palestinos na Faixa de Gaza, essa ofensiva ocorreu poucos dias após uma intervenção israelense no território iemenita.

No dia 6 de julho, Israel atingiu locais no Iêmen supostamente controlados pelos Houthis, incluindo pelo menos três portos e uma usina hidrelétrica.

Além disso, o navio polonês Galaxy Leader, sequestrado pelos Houthis em novembro de 2023, foi também alvo dos bombardeios. Segundo o governo de Benjamin Netanyahu, essa escalada de violência no Iêmen é uma retaliação às agressões iniciadas pelo grupo que domina grandes áreas do país.

Veja Também