29.5 C
Brasília
quinta-feira, 13/11/2025




Hotel social atinge 24 mil acolhimentos e abre biblioteca para abrigados

Brasília
nuvens quebradas
29.5 ° C
29.8 °
28.9 °
31 %
6.2kmh
75 %
qui
29 °
sex
30 °
sáb
32 °
dom
33 °
seg
33 °

Em Brasília

O primeiro hotel social do Distrito Federal, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), já realizou mais de 24 mil acolhimentos noturnos desde sua inauguração em julho. Esse espaço inovador, que aceita a presença de animais de estimação junto aos acolhidos, oferece um modelo humanizado de apoio para pessoas de todas as idades. Até agora, foram feitos 24.105 acolhimentos em pouco mais de três meses de atividade.

O hotel social tem sido especialmente importante para idosos, que representam mais de 8,6 mil acolhimentos nesse período. Também atendemos mulheres, pessoas trans, crianças e até 277 animais que acompanham seus donos. Recentemente, o espaço ganhou uma nova atração: uma biblioteca comunitária, onde os acolhidos podem ler no local ou levar livros para casa, promovendo o hábito da leitura e o acesso à educação.

“O hotel social significa oportunidades para recomeçar. Cada pessoa é tratada pelo nome, é reconhecida, ouvida e acolhida com respeito. Essa atenção pessoal transforma o atendimento em uma nova chance. Agora, com a biblioteca, queremos abrir uma nova porta: a do conhecimento e da leitura, essenciais para a autonomia”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Além de oferecer hospedagem segura, alimentação e acompanhamento técnico, o hotel social também incentiva a participação da comunidade. Doações de livros, roupas e produtos de higiene podem ser feitas diretamente no local, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan), na região do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 17, conjunto 3.

Desde sua criação, o hotel social tem ampliado a rede de acolhimento no Distrito Federal e fortalecido a atuação conjunta do governo no enfrentamento da situação de rua, com foco na reinserção social e na conquista de autonomia dos acolhidos. O serviço funciona das 19h às 8h, oferecendo 200 vagas para pernoite. Os acolhidos contam com cama limpa, espaço para guardar pertences, banho quente e duas refeições diárias: jantar e café da manhã.

*Informações fornecidas pela Sedes-DF




Veja Também