19.6 C
Brasília
terça-feira, 09/09/2025

Hospital Regional de Santa Maria destaca fisioterapia para gestantes

Brasília
céu limpo
19.6 ° C
22 °
19.5 °
43 %
2.6kmh
0 %
ter
34 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
34 °
sáb
35 °

Em Brasília

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) é reconhecido pela sua atuação em diversas áreas da fisioterapia, incluindo lesões esportivas, reabilitação neurológica e cuidados com idosos. No entanto, sua equipe também se dedica especialmente à saúde da mulher durante a maternidade.

No Dia Mundial da Fisioterapia, celebrado em 8 de setembro, o HRSM reforça a importância da fisioterapia na gestação, parto e pós-parto. Danielle Fontenele, chefe do Serviço de Saúde Funcional, explica que os fisioterapeutas ajudam a garantir maior conforto e segurança às gestantes, utilizando técnicas que aliviam dores, controlam a respiração, melhoram o posicionamento e facilitam a recuperação após o nascimento.

Apoio essencial durante o parto

Administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), o HRSM é o único hospital no Distrito Federal, seja público ou privado, que oferece fisioterapeutas especializados em saúde da mulher disponíveis 24 horas por dia. Estes profissionais trabalham em equipe com outros especialistas, acompanhando as gestantes desde o pré-natal de alto risco até o pós-parto.

Danielle Fontenele destaca que a presença constante dos fisioterapeutas traz segurança e apoio prático, cuidando da mulher de forma completa.

“A atuação dos fisioterapeutas garante mais tranquilidade e segurança às grávidas, além de favorecer a humanização do atendimento. Técnicas específicas ajudam no alívio da dor, no controle da respiração, no posicionamento adequado e na recuperação pós-parto”. Danielle Fontenele, chefe do Serviço de Saúde Funcional da unidade

Katia Bento Pereira, que deu à luz à filha Aurora, compartilha sua experiência: durante a gestação, a fisioterapia ajudou a aliviar suas dores lombares, e no parto foi fundamental para enfrentar a dor intensa, graças ao suporte da fisioterapeuta que orientou a respiração e o melhor posicionamento, dando forças para continuar o parto normal.

Cuidados que seguem após o parto

Depois do nascimento do bebê, o acompanhamento fisioterapêutico continua. Segundo a fisioterapeuta pélvica Giovanna Cassaro, todas as mulheres passam por avaliação após o parto, recebendo orientações, estímulos para ativação muscular e suporte à amamentação. Em casos de perda involuntária de urina, são encaminhadas para tratamento especializado.

A fisioterapia também ajuda na amamentação, usando técnicas como a laserterapia para tratar fissuras e lacerações, favorecendo uma recuperação confortável e segura, para que a mulher aproveite essa fase com bem-estar e confiança, finaliza Giovanna.

Com informações da Agência Brasília

Veja Também