A Secretaria de Saúde do Distrito Federal continua investindo em melhorias para garantir um atendimento mais seguro e acolhedor no Hospital Regional do Gama (HRG). Várias reformas estão acontecendo para modernizar os espaços internos e externos, ampliar a acessibilidade e proporcionar mais conforto para pacientes e profissionais.
O Pronto-Socorro Cirúrgico foi completamente reformado, recebendo nova iluminação, teto rebaixado com um acabamento mais moderno e acolhedor, pinturas, novos pisos, instalação de bate-macas e renovação dos boxes de emergência. Foram criadas também salas de apoio interno, de nutrição, de enfermagem e uma copa, além da reabertura dos banheiros masculino e feminino. A instalação de novos pontos de oxigênio e aparelhos de ar-condicionado para climatização também faz parte das melhorias.
Atualmente, o Pronto-Socorro conta com cinco leitos para urgências e dois para procedimentos. Durante a reforma, os atendimentos foram temporariamente transferidos para o antigo Pronto Atendimento Infantil, garantindo a continuidade dos serviços sem causar transtornos à população.
Outros setores receberam melhorias, como a pintura das paredes da biblioteca do Centro de Estudos da Regional de Saúde do Gama e a instalação de novas cortinas. Auditórios e gabinetes administrativos foram reformados. Na área externa, a tenda para eventos foi recuperada, o almoxarifado ganhou uma nova cobertura, foi criado um depósito para resíduos contaminados e implantado um lava-jato exclusivo para ambulâncias para evitar o descarte incorreto de materiais na rede de esgoto.
Acessibilidade e segurança
No lado externo, o hospital recebeu adaptações nas marquises, rampas e pisos para melhorar a acessibilidade. A nova iluminação externa e a instalação de mais de 200 câmeras de segurança fortalecem a proteção do local. Um novo portão na entrada principal e o controle de acesso pela guarita ampliam a segurança, especialmente durante a noite. Além disso, a unidade terá uma segunda caixa d’água com capacidade para 90 mil litros, que deve começar a funcionar até o fim de novembro, garantindo o abastecimento contínuo de água.
Essas melhorias são essenciais para todos que trabalham e são atendidos no hospital, afirma Ruber Paulo, diretor do HRG. Ele destaca que um ambiente bem cuidado oferece mais conforto e segurança, além de motivar os servidores, que podem assim prestar um atendimento mais humano e acolhedor.
O Hospital Regional do Gama foi inaugurado em 12 de março de 1967 e atende mais de um milhão de pessoas na Região de Saúde Sul, que inclui o Gama, Santa Maria e municípios vizinhos do DF. Com cerca de 2.200 funcionários, é uma referência nas cirurgias ortopédicas.
Informações fornecidas pela Secretaria de Saúde
