Um jovem de 19 anos, Messias Cunha de Sousa, sofreu um acidente de carro em Cuiabá (MT) há cerca de cinco meses e teve sérios danos na mobilidade do braço e da mão. Como não encontrou tratamento especializado na cidade, ele veio ao Distrito Federal para tentar melhorar sua condição. No domingo (2), no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), passou por uma cirurgia para reconstruir os nervos do plexo braquial, o que pode devolver os movimentos ao braço e ajudar a recuperar sua rotina.
Messias expressou sua gratidão: “Estou muito feliz por ter sido bem recebido aqui. Os médicos estão cuidando bem de mim. Sei que vai demorar, mas acredito que vou melhorar.”
O plexo braquial é um conjunto de nervos que vai da medula espinhal, na região do pescoço, até o braço, controlando movimentos e sensações do braço, antebraço e mão. Quando lesionado, pode causar perda total da função do membro.
Marlos Fernandes, ortopedista especialista em cirurgia da mão e microcirurgia, explicou que é muito importante fazer a cirurgia dentro de um prazo de até seis meses após o acidente. Neste caso, ela foi feita em cinco meses, no tempo certo.
A cirurgia, realizada por Marlos com ajuda dos residentes Amanda Tondolo, Airton Lucena e Murilo Olivieri, durou cerca de sete horas e foi um sucesso. Apesar disso, a recuperação de Messias está apenas começando.
O paciente deve receber alta em cerca de cinco dias, mas os primeiros sinais de melhora só aparecerão entre seis e oito meses após a cirurgia. Ele continuará com fisioterapia e acompanhamento mensal, além de receber vitaminas e remédios para a dor, conforme detalhou o cirurgião.
Essa foi a segunda cirurgia desse tipo realizada pelo HRSM. A primeira ocorreu no ano passado, também após um acidente de carro. Laércio Scalco, chefe de ortopedia e traumatologia, destacou que a continuidade destas cirurgias mostra a capacidade técnica e o compromisso do hospital em oferecer atendimento especializado, trazendo mais qualidade de vida e esperança a pacientes que sofreram traumas graves.
