25.5 C
Brasília
segunda-feira, 26/01/2026

Hospital de Samambaia reinaugura centro cirúrgico renovado

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
61 %
5.1kmh
75 %
seg
25 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
26 °

Em Brasília

O Hospital Regional de Samambaia (HRSam), localizado no Distrito Federal, voltou a operar seu centro cirúrgico após três meses de melhorias importantes. Agora, o centro conta com cinco salas de cirurgia, duas a mais que antes, embora os focos cirúrgicos ainda estejam em processo de instalação. Os leitos para recuperação após anestesia aumentaram de quatro para seis, proporcionando mais conforto e eficiência no atendimento aos pacientes.

As melhorias incluem nova pintura, troca do piso e ajustes finais na copa e no vestiário. Um avanço importante foi a instalação do arco cirúrgico, equipamento que permite realizar exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE). Como referência em cirurgias de vesícula e hérnia, o hospital poderá diagnosticar e tratar esses casos com mais rapidez e diretamente na unidade.

Elielma Almeida, diretora do hospital, destaca que essas mudanças representam um avanço na qualidade do atendimento, trazendo mais segurança, tecnologia e melhores condições para as equipes, o que melhora a experiência dos pacientes.

Durante a reforma, os atendimentos em obstetrícia, ginecologia e nas três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) continuaram normalmente. As cirurgias eletivas foram temporariamente feitas no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde foram realizados 110 procedimentos, incluindo 94 cirurgias de hérnia, 15 mastectomias e uma cirurgia de vesícula urgente. Com a reabertura do centro cirúrgico de Samambaia, a capacidade deve aumentar em 50%, beneficiando mais pacientes do SUS.

A maternidade do hospital, que realiza em média 287 partos por mês e totalizou 3,4 mil em 2025, também receberá melhorias, com a pintura das 25 salas de enfermaria, sendo quatro já concluídas, e as demais previstas para o primeiro semestre. Outro avanço é o leito-dia, criado no final do ano passado, para atendimento diário de antibioticoterapia e tratamento de anemia, funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, com agendamento presencial e prescrição médica.

Veja Também