O Hospital Regional de Ceilândia (HRC), uma das principais unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), completa 44 anos nesta quarta-feira (27). Desde sua abertura em 1981, o hospital tem sido um ponto de referência para os moradores de Ceilândia, Brazlândia, Sol Nascente e Pôr do Sol, além de atender pacientes de outras áreas do DF e cidades próximas.
Os números mostram a importância do hospital: somente entre janeiro e julho deste ano, foram realizados mais de 55,2 mil atendimentos de urgência e emergência, 38,6 mil exames laboratoriais e de imagem, 4,3 mil cirurgias e 2,2 mil partos.
“O HRC é um gigante que, apesar das dificuldades, conquista o amor dos servidores. Atendemos a maior cidade do DF e somos referência em muitas áreas. Que possamos crescer e acolher a população com muito amor, carinho e dedicação”, destaca o diretor da unidade, Cézar Brenol Renk. Médico e servidor de carreira da SES-DF, Cézar tem 30 anos de experiência profissional, sendo 24 dedicados ao hospital.
Estrutura e serviços
O HRC oferece atendimento de emergência 24 horas e é reconhecido nas áreas de clínica médica, ortopedia e traumatologia, ginecologia obstetrícia, cirurgia geral e pediatria. Seu centro cirúrgico é especializado em procedimentos como hérnia e colecistectomia, enquanto a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) conta com dez leitos adultos e dez neonatais. A enfermaria possui ao todo 229 leitos. Além disso, o hospital mantém um Banco de Leite Humano (BLH).
Quando inaugurado, em 1981, o DF tinha cerca de 1,2 milhão de habitantes. Hoje, apenas a Região de Saúde Oeste, que inclui a área atendida pelo HRC, já conta com quase 450 mil moradores, o que traz novos desafios para a unidade.
Investimentos e melhorias
Para acompanhar a demanda crescente, a SES-DF tem aumentado os investimentos no hospital. Neste ano, foram adquiridos novos equipamentos cirúrgicos, com um aporte superior a R$ 2,5 milhões, o que melhora a segurança nos procedimentos realizados nas seis salas de cirurgia. Ainda em 2025, a ala pediátrica será renovada, com melhorias nas enfermarias, banheiros, recepção e salas de triagem.
Ao longo de mais de 40 anos, o Hospital Regional de Ceilândia se firmou como um dos pilares da rede pública de saúde do DF, sendo um local com atendimento especializado e serviços essenciais para milhares de famílias.
Informações da Secretaria de Saúde