O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) apresentou resultados notáveis em 2025, destacando seu compromisso com a qualidade e a segurança dos pacientes, além do investimento contínuo em pesquisas e na formação de profissionais da saúde. Entre janeiro e novembro, foram realizados mais de 560 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 4 mil cirurgias, incluindo mais de 1.200 neurocirurgias.
Em 2025, o HCB conquistou a Avaliação de Alta Conformidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nas práticas de segurança do paciente, recebendo menção honrosa pelos serviços de diálise e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esse reconhecimento reforça a forte cultura de qualidade da instituição, que também mantém o selo Acreditado com Excelência — ONA 3.
As instalações passaram por modernização, com reforma dos consultórios odontológicos e inauguração de uma sala nova para oftalmologia pediátrica. O conforto dos pacientes e de seus acompanhantes foi priorizado com a renovação completa dos enxovais e a disponibilização de poltronas eletromecânicas no setor de terapia renal substitutiva. Outro destaque foi a instalação da maior usina fotovoltaica em prédio público do Distrito Federal, capaz de suprir até 85% da demanda energética do hospital, promovendo economia e sustentabilidade.
O ano foi marcado também pela inovação científica e tecnológica, com a primeira aplicação na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) da terapia gênica de alto custo para tratar a Atrofia Muscular Espinhal (AME). O hospital recebeu habilitação em terapia gênica concedida pelo Ministério da Saúde.
Iniciativas como o uso de impressora 3D para fabricar brinquedos terapêuticos, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), e a realização do evento HCB Ciência com temas sobre inteligência artificial e sequenciamento de nova geração indicam um forte compromisso com a inovação.
No campo da educação em saúde, o HCB promoveu cursos e webinars focados na atenção básica, incluindo treinamentos em emergências pediátricas e bronquiolite aguda. A instituição iniciou a 7ª turma de médicos residentes, lançou uma trilha para formação de facilitadores em saúde e celebrou os 10 anos do Programa de Incentivo à Pós-graduação (PIP), que já beneficiou 68 colaboradores com mais de R$ 614 mil investidos em capacitação.
Ao longo de 14 anos de atuação, o hospital mantém transparência e dedicação para aprimorar continuamente seus processos, garantindo um atendimento de excelência para pacientes com condições crônicas, raras e complexas, dentro da rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
*Com informações do HCB

