18.6 C
Brasília
domingo, 31/08/2025

Hortas verticais chegam às escolas públicas de São Sebastião e Jardim Botânico

Brasília
céu limpo
18.6 ° C
20.9 °
18.5 °
59 %
4.6kmh
0 %
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
28 °

Em Brasília

O Instituto Brasília Ambiental, junto com o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), entregou 16 hortas verticais em oito escolas públicas das regiões de São Sebastião e Jardim Botânico. Essa ação faz parte do Projeto de Educação Ambiental chamado Ação Oikos. Cada escola recebeu duas hortas verticais: uma para cultivar hortaliças e leguminosas, como alface, couve, almeirão, cebolinha, tomate e abóbora; e outra com plantas medicinais e temperos, como boldo, hortelã, erva-cidreira, manjericão e coentro. Os cultivos são naturais e não utilizam nenhum tipo de agrotóxico, sendo produzidos por uma equipe especializada do Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), com apoio técnico e logístico do MCJB.

A entrega final foi feita na Escola Classe Agrovila Vilanova, em São Sebastião, encerrando uma etapa importante do projeto.

Os organizadores explicam que o projeto não só foca na educação ambiental, mas também incentiva a alimentação saudável e o aprendizado prático dos estudantes, mostrando como as plantas crescem, para que servem as plantas medicinais, e a importância de manter uma alimentação equilibrada. Os alimentos cultivados podem ser usados na merenda escolar, o que torna o projeto ainda mais significativo para as escolas.

Segundo Luiz Felipe, chefe da Unidade de Educação Ambiental (EDUC) do Brasília Ambiental, “esse projeto é fruto de uma parceria entre o Brasília Ambiental e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico, com suporte às escolas por um ano, incluindo a entrega de insumos, mudas para substituição e um manual com orientações para manter as hortas produtivas”.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou a relevância da ação. “Ensinando as crianças a cuidarem da terra, esse projeto planta cidadania, respeito ao meio ambiente e hábitos saudáveis desde a infância”, comentou.

O presidente do Brasília Ambiental ressaltou a importância da parceria. “Essa colaboração só beneficia o Distrito Federal. É uma união que continua porque seus resultados, que são programas voltados para a educação ambiental, são essenciais para o desenvolvimento sustentável do DF e preservação do Cerrado”, afirmou.

Escolas beneficiadas

As instituições contempladas foram: CED Jardins Mangueiral, CEI 05 do Jardim Botânico, CEI Parque dos Ipês (São Sebastião), Creche Pequeno Polegar (Lago Sul), Escola Classe do Morro da Cruz, Escola Classe Cerâmica da Benção (São Sebastião), Escola Classe 104 de São Sebastião e Escola Classe Agrovila (São Sebastião).

Sobre o projeto Oikos

O projeto Ação Oikos iniciou em 1º de fevereiro de 2025 no CPS. A iniciativa tem como objetivo recuperar o Cerrado e realizar ações educativas como oficinas, palestras e cursos. Além das hortas verticais, o projeto incentiva o cultivo doméstico nas comunidades para que as famílias plantem seus próprios alimentos e chás medicinais.

*Informações fornecidas pela Agência Brasília

Veja Também