Após três anos do caso envolvendo o sequestro de Thales Nobre da Costa, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decidiu condenar três indivíduos pelo crime de extorsão mediante sequestro. A vítima foi mantida em cativeiro no município de Novo Gama, Goiás, mas foi resgatada sem ferimentos graves. As penas aplicadas chegam a 20 anos de prisão, com cumprimento em regime fechado.
Os acusados, Marcelo da Silva Pereira, Rafael Balbino Ribeiro e Aderbal Lucas Ribeiro Lima, foram julgados pela 2ª Vara Criminal do Gama. A sentença, assinada pelo juiz Romero Brasil de Andrade, também determinou que eles não tenham direito a responder o processo em liberdade.
O episódio está ligado a uma investigação paralela ao caso do empresário Daniel Carvalho da Silva, amigo da vítima, que foi encontrado morto em uma área de mata local. Apesar das semelhanças nos métodos utilizados nos crimes e da relação próxima entre as vítimas, os desfechos foram diferentes, com um resgate bem-sucedido e outro trágico.
