O técnico cirúrgico Craig Heape estava conversando com amigos enquanto se sentava em um banco no cais do Lago Redfish, nos Estados Unidos, no último domingo (10/8), quando sofreu uma queda na água. O acidente resultou em uma fratura no pescoço que mudou sua vida de forma significativa.
Craig caiu de costas e de cabeça em um ponto onde a água tinha cerca de cinquenta centímetros de profundidade. Imediatamente perdeu a capacidade de se mover. “Foi tudo muito inesperado e trágico, é impressionante como a vida pode mudar em um instante”, comentou Cher Bennett, amiga que ajudou no socorro.
Gravidade das lesões
As equipes de emergência agiram rapidamente. Heape foi transportado de helicóptero para um hospital, onde foi diagnosticado com uma séria lesão na medula espinhal, três vértebras do pescoço fraturadas e outras lesões associadas. Devido à gravidade, ele precisou ser internado em regime hospitalar imediatamente.
Ele deve permanecer no hospital por mais de uma semana recebendo cuidados especializados. Após essa etapa, Craig será encaminhado para um programa intensivo de reabilitação, que pode durar de dois a seis meses conforme seu progresso. O tratamento inclui fisioterapia, exercícios controlados e acompanhamento multidisciplinar.
Adaptar a residência e adquirir equipamentos de mobilidade também serão necessários. Os custos médicos são elevados e parte deles não será coberta pelo plano de saúde, motivo pelo qual amigos do técnico criaram uma vaquinha online para ajudar nas despesas.
Mensagem do paciente
Em publicação recente na plataforma da vaquinha, Heape agradeceu as mensagens recebidas por telefone e redes sociais, explicando que devido às limitações físicas não pode responder a todas. Ele relatou ausência de movimento nos braços e mãos, além de espasmos nos membros ao toque.
“A boa notícia é que a dor intensa no ombro está diminuindo, e já estou recuperando movimento na perna esquerda e um pouco na direita. Agora é aguardar novas evoluções”, concluiu o norte-americano.