O homem detido após causar tumulto em um condomínio em Águas Claras foi identificado como Damião Konstantino Neves Gomes, de 45 anos.
Nesta segunda-feira (7/7), ele deixou os moradores assustados ao bater em todas as portas de um andar da Torre C do condomínio DF Plaza.
Sob efeito de drogas, somente foi contido após a mobilização de um grande aparato de segurança, incluindo equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Conhecido pela polícia, Damião já havia sido preso em janeiro de 2024, quando foi flagrado disparando arma de fogo em um prédio no Park Sul.
No Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ele responde por dois processos: uma ação penal por perturbação do trabalho e sossego alheio e um termo circunstanciado por posse de drogas para uso próprio.
Detalhes do incidente
Ao ser contido e os policiais entrarem no imóvel, foram encontrados vestígios de cocaína e uma tornozeleira eletrônica rompida.
Damião foi encaminhado à ala psiquiátrica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante.
A 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul) investiga o caso.
Histórico recente
Em janeiro do ano passado, Damião assustou moradores no Park Sul ao disparar tiros dentro de seu apartamento. Depois, trancou-se por horas até ser detido pela polícia.
A arma usada era uma pistola calibre .40, de uso restrito e furtada. O imóvel pertence a um servidor do Itamaraty que estava fora do país na época.