O enigma em torno do desaparecimento de Franz e Theresia Kraus, um casal de idosos que não era visto desde 2017, foi finalmente esclarecido em Albany, no estado de Nova York. O filho do casal, Lorenz Kraus, confessou em entrevista a uma emissora de TV local que matou os pais e enterrou os corpos no quintal da residência da família.
A confissão foi transmitida na quinta-feira (25/9), cerca de quatro meses depois de as autoridades federais e estaduais terem reaberto o caso, que estava sem respostas há quase oito anos.
As investigações retomaram em maio, após uma checagem do Seguro Social ter levantado dúvidas sobre o paradeiro do casal. Em 2020, o caso havia sido arquivado, já que vizinhos afirmaram à polícia que os Kraus teriam se mudado para a Alemanha. Como não havia registro oficial do desaparecimento, a apuração não avançou na época.
Porém, a falta de qualquer sinal de que Franz e Theresia estivessem vivos fez com que a polícia, o Ministério Público e agências federais ampliassem a investigação, incluindo a hipótese de fraude financeira.
Corpos encontrados no terreno
Na quarta-feira (24/9), a polícia realizou uma busca na casa da família. Com o auxílio de cães farejadores, foi localizado um corpo enterrado no quintal. No dia seguinte, outro cadáver foi achado em outra parte do terreno.
O chefe de polícia de Albany, Brendon Cox, acredita que os restos sejam de Franz e Theresia, mas ressaltou que a confirmação depende dos exames forenses.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, expressou sua indignação sobre o caso, dizendo: “É difícil imaginar o ódio que alguém pode sentir para fazer isso com seus próprios pais”.
A confissão
Antes de ser detido, Lorenz Kraus procurou a emissora CBS6 para dar uma entrevista, na qual assumiu ter assassinado os pais em 2017, estrangulando a mãe e asfixiando o pai. Segundo ele, os idosos teriam “implícita” e concordado com a decisão de morrer, após a mãe sofrer uma queda e o pai passar por uma cirurgia de catarata.
Lorenz também disse considerar sua ação como um “dever filial” e revelou ter utilizado o dinheiro dos benefícios sociais dos pais para ajudar pessoas carentes nas Filipinas.
Logo depois que a entrevista foi ao ar, ele foi preso no estacionamento da emissora. Lorenz Kraus está sendo acusado de dois homicídios em segundo grau e ocultação de cadáver. No tribunal, declarou-se inocente e permanece sob custódia, sem direito a fiança.