Um homem mexicano, Lorenzo Antonio Batrez Vargas, de 32 anos, faleceu em 31 de agosto no Mountain Vista Medical Center, localizado em Mesa, Arizona, Estados Unidos. Ele estava sob a responsabilidade do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), autoridade de controle migratório dos EUA.
A causa do falecimento ainda está sendo investigada e não foi tornada pública.
Antonio Batrez foi inicialmente detido no Complexo Correcional Central do Arizona, em Florence. De acordo com registros, em 3 de março de 2018, ele foi preso pelo Departamento de Polícia de Flagstaff, acusado de conduzir veículo sob influência de álcool, drogas e substâncias químicas, tendo sido condenado em 17 de setembro daquele ano.
Em 28 de março de 2024, ele foi detido novamente pela mesma infração e, em 31 de maio, o Tribunal Municipal de Flagstaff aplicou uma pena de 10 dias de prisão.
Em 2 de agosto do mesmo ano, Antonio Batrez foi preso outra vez, acusado de posse e uso de entorpecentes. Posteriormente, foi colocado sob custódia do ICE, conduzido para o escritório da agência para trâmites processuais e transferido ao Complexo Correcional Central do Arizona, em Florence.
O ICE comunicou oficialmente o ocorrido ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, ao Gabinete do Inspetor-Geral e ao Escritório de Responsabilidade Profissional, além de informar a Embaixada do México sobre a morte.