21.5 C
Brasília
terça-feira, 25/11/2025




Homem finge ser mãe falecida para continuar recebendo aposentadoria

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
21.5 °
19.8 °
94 %
1.5kmh
40 %
qua
28 °
qui
30 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
20 °

Em Brasília

Um homem de 58 anos foi detido em Borgo Virgilio, uma pequena vila próximo a Mântua, na região norte da Itália, depois de tentar renovar o documento de identidade de sua mãe já falecida, vestindo roupas femininas para se passar por ela. Seu objetivo era manter o benefício anual da aposentadoria, estimado em 53 mil euros (aproximadamente R$ 330 mil).

O disfarce foi descoberto quando uma funcionária do cartório desconfiou da aparência da “idosa” que buscava renovar o documento. Conforme relatado pelo prefeito da cidade, Francesco Aporti, a atendente estranhou a maquiagem pesada, pelos aparentes no pescoço e falhas na barba disfarçadas com cosméticos. Ela acionou a polícia ao perceber semelhanças incomuns entre a foto do documento e a pessoa presente.

Imagens das câmeras de segurança ajudaram a reforçar as suspeitas, mostrando que a suposta aposentada dirigia até o cartório, apesar de não possuir habilitação. A polícia também verificou bancos de dados da saúde e constatou que não havia registros recentes de atendimentos em nome de Graziella dall’Oglio. Apesar disso, continuavam sendo apresentadas declarações de imposto de renda confirmando os pagamentos da aposentadoria.

Francesco Aporti afirmou que a mulher não era vista há cerca de dez anos. A identidade do suspeito não foi divulgada, mas ele foi descrito como um enfermeiro desempregado, filho único de Graziella. O pai, um médico, já havia falecido.

Filho desmascarado

Durante a investigação, policiais ligaram para o homem informando que a renovação do documento não havia sido concluída e que a mãe deveria retornar ao cartório. No retorno, ele foi abordado por um agente à paisana e conduzido à delegacia próxima ao local.

O suspeito confessou ter se passado pela mãe e autorizou buscas em sua residência, onde as autoridades encontraram um corpo mumificado, possivelmente de Graziella. O cadáver foi enviado para autópsia e a polícia busca determinar há quanto tempo a mulher faleceu.

O caso repercutiu nacionalmente após o deputado italiano Francesco Emilio Borrelli divulgar imagens do suspeito no momento da prisão. A investigação ainda está em andamento.




Veja Também