Policiais do Grupo Tático Ambiental (GTA) impediram, na tarde desta terça-feira (15), um homem que estava vendendo pássaros silvestres ilegalmente na Feira do Produtor, em Ceilândia. A ação aconteceu por volta das 17h30 e resultou na apreensão de cinco aves, além da autuação do suspeito por violar leis ambientais.
Segundo a polícia, os agentes chegaram ao local depois de receberem denúncias de frequentadores da feira, que informaram que um casal estaria vendendo corujas em caixas. Os policiais encontraram um homem com as características repassadas e, durante a abordagem, localizaram duas corujas-suindara em uma caixa de papelão.
Apreensão e consequências
Questionado, o suspeito confessou que pretendia vender as aves e revelou que possuía outros pássaros em casa. As equipes foram até a residência informada, onde encontraram três pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro — um papagaio-galego, um pássaro-preto e um periquito-do-encontro-amarelo.
Diante dos fatos, os policiais registraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime contra a fauna, conforme as leis ambientais. O homem responderá em liberdade, mas pode ser multado e proibido de criar ou vender animais silvestres.