18.5 C
Brasília
domingo, 26/10/2025

Homem do CV ameaça secretária e cobra Pix em clínica

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
20 °
18.5 °
77 %
1kmh
0 %
dom
32 °
seg
31 °
ter
32 °
qua
33 °
qui
29 °

Em Brasília

Uma secretária de uma clínica médica na Asa Norte passou por momentos de grande medo após receber uma ligação de um indivíduo que dizia fazer parte do Comando Vermelho (CV). O golpista, inicialmente calmo, logo começou a fazer ameaças, exigindo uma transferência pelo Pix e informações sobre os médicos do local, na tarde de quinta-feira (23/10).

Durante a ligação, o autor demonstrou conhecer detalhes do prédio, citando o nome do edifício, número das salas e a posição das câmeras de segurança. Com tom ameaçador, garantiu estar no local com comparsas, pedindo que a secretária não desligasse o telefone: “Se desligar, eu te mato, tá? Estamos armados em assalto”.

O criminoso iniciou o contato se passando por alguém que queria falar com a dona da clínica. Ao descobrir que ela não estava, pressionou a secretária para que abrisse o aplicativo bancário no celular, solicitando o saldo da conta e informações sobre cartões de crédito e limite disponível.

Quando a vítima informou possuir apenas R$ 100 na conta e que não tinha cartão de crédito, o golpista ficou agressivo, fazendo xingamentos e exigindo os números dos telefones dos médicos. Frente à recusa, a ameaça de morte tornou-se explícita: “Tu quer morrer, praga? Pega essa vadia pelo cabelo e arrebenta a cara dela”.

Ele também simulou estar na porta da clínica, ordenando que a secretária mantivesse o celular na mão, alegando que “dois ficadores” estavam entrando no prédio. Em seguida, tentou convencê-la a fazer uma transferência pelo Pix no valor de R$ 10 mil.

De acordo com investigadores da Polícia Civil, esse caso apresenta características típicas de extorsão por telefone, em que criminosos usam informações publicamente disponíveis, como endereço de clínicas e nomes de profissionais, para ameaçar e simular domínio de facções criminosas.

O uso do nome do Comando Vermelho é uma tática comum para dar mais credibilidade às ameaças. “Eles falam com convicção, utilizam termos e gírias típicas das facções e tentam gerar pânico para conseguir dinheiro rápido antes que a vítima perceba que é golpe”, explica um investigador da Polícia Civil do DF.

Autoridades alertam que clínicas e consultórios médicos têm sido alvos frequentes dessas quadrilhas. No último ano, pelo menos dez casos similares foram registrados em várias regiões do DF, sempre com o mesmo roteiro: ligação ameaçadora, menção a facções e exigência de transferência imediata pelo Pix.

Recomendações da polícia

  • Desligue imediatamente ligações ameaçadoras.
  • Não forneça dados financeiros nem informações sobre médicos ou funcionários.
  • Registre boletim de ocorrência em qualquer delegacia da Polícia Civil do DF ou pelo site da corporação.
  • Envie gravações e prints da ligação para as autoridades.
  • Informe a administração do prédio e os demais funcionários sobre o incidente.

Veja Também