Um homem natural do Camarões e naturalizado brasileiro, que mora no Distrito Federal, foi detido em Caldas Novas (GO) enquanto tentava aplicar o golpe do ‘dinheiro falso’. O indivíduo tentou adquirir um estabelecimento comercial utilizando valores que estavam manchados.
Ele foi preso na sexta-feira (19/9) durante uma ação conjunta entre o Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) e a Polícia Militar de Goiás (PMGO).
De acordo com as investigações, o homem, de 49 anos, entrou em contato com um empresário que estava interessado em adquirir um restaurante avaliado em R$ 1,8 milhão. Ele ofereceu pagar em dinheiro vivo, explicando que as cédulas tinham manchas de tinta preta, uma forma de tentar burlar a fiscalização na alfândega.
O suspeito afirmou que para limpar essas manchas seria necessário um solvente químico que custaria R$ 65 mil. Ele trouxe um cofre cheio de notas que aparentavam ser reais, tanto em reais quanto em dólar, porém estavam manchadas.
A Polícia Civil e a Polícia Militar, alertadas sobre a tentativa de negociação, monitoraram o suspeito e o prenderam em flagrante. O material foi apreendido para investigação.
Ele foi enquadrado no crime de estelionato, permaneceu em silêncio durante o interrogatório e encontra-se preso à disposição da Justiça.