Ahmed al Ahmed, sírio de 43 anos, tornou-se conhecido após impedir um dos atiradores no ataque ocorrido na praia de Bondi, na Austrália. Uma foto recente dele foi divulgada depois de ele passar por uma cirurgia na segunda-feira (15/12). A imagem foi compartilhada na rede X pelo primeiro-ministro do estado de Nova Gales do Sul, Chris Minns, que visitou Ahmed no hospital.
“Ahmed é um verdadeiro herói. Na noite passada, sua coragem impressionante salvou várias vidas ao desarmar um terrorista, arriscando sua própria vida. Foi um privilégio encontrá-lo e representar a gratidão de todos em Nova Gales do Sul”, disse Chris Minns.
Sem a rápida ação de Ahmed, o número de vítimas poderia ter sido muito maior, afirmou Chris Minns. “Agradecemos profundamente a bravura de Ahmed.”
Detalhes do ataque
O incidente aconteceu no domingo (14/12) e resultou em 16 mortos e 40 feridos. As autoridades australianas informaram que os atiradores eram pai e filho. O pai foi morto no local pela polícia, enquanto o filho segue internado em estado grave.
Durante o atentado, Ahmed confrontou um dos agressores e conseguiu desarmá-lo após luta corporal. Ele sofreu ferimentos por tiros no braço e na mão.
Nascido na Síria, Ahmed reside na Austrália desde 2006 e trabalha como vendedor de frutas. Seu primo, Jozay Alkanj, que falou com a imprensa em frente ao hospital, informou que Ahmed está se recuperando bem da cirurgia, mas ainda vai passar por mais procedimentos médicos para sua completa recuperação.
