Um homem atropelou e esfaqueou pedestres em frente a uma sinagoga localizada no norte de Manchester, Inglaterra, na manhã desta quinta-feira (2/10). Segundo informações das autoridades, quatro pessoas ficaram feridas e o agressor foi alvejado pela polícia, que relatou ter conseguido controlar a situação.
A polícia de Manchester informou que o homem avançou com o carro contra pedestres na frente da Sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation, situada no bairro de Crumpsall, e logo após o atropelamento, desceu do veículo para esfaquear algumas das vítimas.
“Paramédicos foram acionados para prestar socorro às pessoas feridas, atualmente quatro, que sofreram lesões tanto pelo atropelamento quanto pelas facadas”, declarou a polícia local por meio de comunicado.
Até o momento, o estado de saúde das vítimas não foi divulgado.
O ataque ocorreu durante o feriado judaico de Yom Kippur, o dia mais sagrado do judaísmo, quando muitos judeus frequentam as sinagogas e jejuam.
De acordo com a polícia, agentes foram chamados à cena às 6h31, horário de Brasília, chegando rapidamente. Às 6h38, houve uma troca de disparos, culminando no ferimento do suspeito. A polícia afirmou que não há mais riscos para a população.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, manifestou-se horrorizado com o ocorrido e ressaltou que o fato de ter acontecido durante o Yom Kippur torna o episódio ainda mais triste.
O serviço de ambulâncias de Manchester descreveu o incidente como grave e mobilizou equipes de emergência para atender os feridos. Equipes de socorro equipadas com coletes e capacetes foram vistas no local, e pelo menos uma pessoa foi socorrida em ambulância.
O prefeito Andy Burnham classificou o episódio como sério, pediu à população que evite a área e elogiou o trabalho realizado pela polícia durante a ocorrência.