O curso de atualização é destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos que atuam no Hmib
Com o objetivo de humanizar o atendimento aos pacientes do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), o Programa de Interrupção de Gestação por Legalidade (PIGL) oferece curso de atualização para os cuidados com pessoas em situação de violência sexual. As aulas ocorrerão entre 12/9 e 21/9
O curso aborda os principais temas relativos e orienta os servidores a prestarem o melhor acolhimento possível. Entre os assuntos debatidos na atualização estão violência de gênero, violência sexual, formas de notificação de casos, profilaxia pós-violência sexual, aspectos legais do aborto, além da entrega legal para adoção.
“O curso, além de qualificar o atendimento às meninas, mulheres e pessoas que estão em situação de violência sexual, auxilia os profissionais no manejo das emoções mobilizadas com o atendimento a esse público, evitando o adoecimento pelo trabalho”, explica a psicóloga do PIGL, Shyrlene Brandão.
São 33 participantes entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. É a segunda edição do curso, que se estrutura como educação permanente em saúde, cujo conteúdo é construído a partir das demandas levadas pelas pacientes, percebidas no próprio cotidiano do serviço e expressas pelos servidores.
Para contribuir ainda mais com o curso e esclarecer as dúvidas dos servidores, haverá, na próxima segunda-feira (19/9), a participação de membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Defensoria Pública do DF. O evento ocorrerá no auditório do Hmib das 13h30 às 18h30.