O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) celebrou seus 59 anos com uma programação especial que incluiu homenagens, apresentações artísticas e diversas atividades culturais. Esta unidade da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) é reconhecida pelo excelente atendimento a gestantes, bebês e suas famílias na região do DF e Entorno. Um dos pontos altos da comemoração foi a apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, que proporcionou momentos de cultura e celebração para o público e os profissionais da instituição.
A secretária-executiva de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Marques, parabenizou toda a equipe do hospital e reforçou a importância do cuidado que a unidade oferece: “Nossa missão como profissionais de saúde é cuidar. Hoje celebramos a vida e as pessoas que fazem este hospital, tanto quem cuida quanto quem recebe cuidado.”
Hospital de referência
O Hmib possui a maior unidade de terapia intensiva neonatal (Utin) da rede pública do DF, com 56 leitos aprovados pelo Ministério da Saúde. Ele é referência no atendimento a casos de prematuridade extrema, malformações e problemas cardíacos em recém-nascidos, bem como em cirurgias neonatais urgentes. A diretora do Hmib, Marina Silveira, destacou a importância da instituição: “Este hospital é essencial para o DF. Nossa missão é garantir que os bebês frágeis tenham as melhores condições para crescerem até a vida adulta. Desempenhamos um papel vital no início da vida humana.”
Em 2024, conforme dados do InfoSaúde DF, mais de 2.400 bebês nasceram no Hmib. Destes, 79% eram gestantes do Distrito Federal, enquanto 21% vieram de outras regiões. Até o momento neste ano, foram realizados mais de mil partos, com 79,4% das mães residentes no DF e 20,6% vindas de estados como Minas Gerais e Goiás.
A celebração também contou com a presença dos deputados distritais Jorge Vianna e Deyse Amarillo, da representante da senadora Damares Alves, Katia Mota, e do diretor-presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto.
Com informações da Agência Brasília
