26.6 C
Brasília
sexta-feira, 28/11/2025




Hezbollah do Líbano mantém armas, diz líder do grupo

Brasília
céu pouco nublado
26.6 ° C
29.2 °
26.5 °
57 %
2.6kmh
20 %
sex
26 °
sáb
31 °
dom
30 °
seg
29 °
ter
25 °

Em Brasília

O líder do Hezbollah, xeique Naim Qassem, afirmou que o grupo libanês não entregará suas armas, apesar de esta ser uma das condições do cessar-fogo com Israel, intermediado pelos Estados Unidos. A declaração do secretário-geral da organização xiita foi feita na última sexta-feira (28/11).

Durante uma cerimônia em homenagem ao ex-comandante do Hezbollah, Haytham Ali Tabtabai, morto em um ataque aéreo israelense em 23 de novembro, Naim Qassem enfatizou que as armas do grupo representam um obstáculo para os planos de Israel, que mantém uma forte presença militar no sul do Líbano.

“Não aceitaremos ser manipulados por Israel”, declarou o xeique Naim Qassem. “O Hezbollah nunca vai se submeter, nunca vai se render e nunca vai entregar suas armas.”

A questão do desarmamento do Hezbollah, que participa ativamente da política libanesa desde sua criação, tem sido um ponto complicado nas negociações de paz conduzidas pelos Estados Unidos em novembro de 2024.

Naquele período, o governo do então presidente americano Joe Biden mediu um acordo entre Israel, Hezbollah e o governo libanês para pôr fim a uma guerra de 14 meses.

Mesmo com dificuldades para o cumprimento total do acordo, Israel continuou atacando posições no sul do Líbano, justificando os bombardeios como medidas contra bases do Hezbollah na região, segundo o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.




Veja Também