O multi-instrumentista Hermeto Pascoal faleceu neste sábado (13/9), aos 89 anos. Com mais de sete décadas dedicadas à música, um de seus últimos lançamentos foi o álbum “Pra você, Ilza”, dedicado à memória de sua esposa Ilza Souza Silva, com quem foi casado por mais de 40 anos e teve seis filhos.
Ilza e Hermeto viveram juntos entre 1954 e 2000, até o falecimento dela em decorrência de um câncer. O álbum em homenagem à esposa foi gravado em fevereiro de 2024, 24 anos após sua morte. O repertório traz 13 músicas inéditas, selecionadas a partir de um caderno de anotações dedicado à Ilza.
Hermeto Pascoal nasceu em Lagoa da Canoa, Alagoas, em 1936. Desde pequeno, mostrou interesse pela música e aprendeu sozinho a tocar vários instrumentos, como acordeon, flauta e pandeiro. Reconhecido mundialmente, ele recebeu três prêmios Grammy Latino ao longo da carreira e é considerado um dos grandes ícones da música brasileira.
Hermeto Pascoal estava internado em um hospital no Rio de Janeiro quando faleceu. Ele deixa seis filhos, 13 netos e 10 bisnetos. A notícia da sua morte foi divulgada no perfil oficial do artista no Instagram, sem revelação da causa do falecimento.
Em comunicado, sua equipe disse: “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva.”