A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) começa nesta segunda-feira (24) a campanha da Semana do Doador de Sangue. Essa ação especial é para lembrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, que é comemorado em 25 de novembro, e tem o objetivo de informar e incentivar a população sobre a importância de doar sangue.
A programação da semana vai até sábado (29) e terá várias atividades e surpresas para quem participar. Para doar sangue, é necessário agendar pelo site Agenda DF ou ligar no número 160, opção 2.
Os tipos de sangue que o Hemocentro mais precisa são o O negativo (O-) e todos os tipos com fator Rh negativo (A-, B-, AB-). O tipo O- é o doador universal e fundamental para emergências, e os tipos negativos são mais raros, por isso a demanda por essas doações é constante.
O Hemocentro de Brasília necessita de doações todos os dias para ajudar hospitais públicos do Distrito Federal e instituições parceiras, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF, e o Hospital das Forças Armadas.
Como doar
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, fez exame endoscópico ou teve alguma doença recente deve verificar no site do Hemocentro se pode doar.
Quem teve gripe deve esperar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para doar. Para quem teve Covid-19, o período de espera é de 10 dias após o fim dos sintomas, desde que não haja sequelas. Se a pessoa foi assintomática, o tempo é contado a partir da data do exame. Quem teve dengue clássica deve aguardar 30 dias para doar e, em caso de dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.
Estas informações são essenciais para garantir a segurança de quem doa e de quem recebe o sangue.
