Em meio à pressão de Israel, as Brigadas Qassam, braço armado do Hamas, anunciaram nesta quinta-feira (30/10) que irão entregar mais dois corpos de reféns capturados, cumprindo a primeira etapa do cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Este comunicado veio depois que Israel realizou novos ataques em Gaza contra membros do Hamas, alegando que o grupo teria descumprido o acordo ao atrasar a devolução dos corpos de israelenses e ao simular o encontro de restos mortais.
Ordem de Netanyahu
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, determinou nesta terça-feira (28/10) ações militares imediatas na Faixa de Gaza.
Estas ofensivas contrariam o cessar-fogo intermediado pelos Estados Unidos, especialmente pelo presidente Donald Trump.
As tensões aumentam com acusações mútuas entre Israel e Hamas, depois que o grupo palestino devolveu restos mortais de um refém israelense, ato considerado uma quebra do acordo.
O Hamas não especificou a identidade dos corpos, que serão entregues à Cruz Vermelha para organização de um comboio até o Exército israelense.
Os ataques de terça-feira em Gaza resultaram em pelo menos 104 mortos e 253 feridos, incluindo 78 crianças.
O Exército israelense anunciou a realização de uma série de operações, afirmando que dezenas de alvos e agentes terroristas foram atingidos.
Apesar da quebra temporária do cessar-fogo, Israel ressaltou que continuará comprometido com o acordo e responderá firmemente a qualquer violação futura.
O Hamas também se pronunciou, negando envolvimento nos recentes incidentes e reiterando seu compromisso com o cessar-fogo estabelecido.
