As Brigadas Qassam, o braço armado do Hamas, anunciaram nesta terça-feira (21/10) que irão entregar mais dois corpos de reféns israelenses à Cruz Vermelha. Até agora, 13 corpos de um total de 28 pessoas sequestradas em 7 de outubro de 2023 já foram devolvidos.
O grupo declarou que entregará os corpos que conseguiu recuperar, mencionando dificuldades para localizar e retirar os restos mortais, devido às condições na Faixa de Gaza após o conflito.
Essa entrega faz parte da primeira etapa de um cessar-fogo, que contempla a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.
No último domingo (19/10), Israel rompeu a trégua e lançou mais de 100 toneladas de bombas na Faixa de Gaza, acusando o Hamas de violar o acordo. O Hamas, por sua vez, enfrenta pressão de Israel e de outras nações para cumprir com os termos e entregar os corpos.
A fala do Hamas foi feita pouco depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avisar que, caso o grupo não cumpra o acordo, aliados do Oriente Médio entrarão no conflito em Gaza com força intensa.
Donald Trump disse: “Eu disse a esses países, e a Israel: ‘Ainda não!’ Ainda há esperança que o Hamas aja corretamente. Se não agir, o fim do Hamas será rápido, severo e violento!”
Os principais países responsáveis por mediar o cessar-fogo entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza são o Catar, o Egito e a Turquia.