24.5 C
Brasília
segunda-feira, 03/11/2025




Hamas vai entregar corpos de três reféns israelenses à Cruz Vermelha

Brasília
chuva fraca
24.5 ° C
24.5 °
20.9 °
65 %
1.5kmh
0 %
seg
24 °
ter
28 °
qua
31 °
qui
28 °
sex
20 °

Em Brasília

O Hamas anunciou neste domingo (2/11) a entrega dos corpos de três reféns israelenses à Cruz Vermelha, em meio a tensões continuadas entre o grupo palestino e Israel, que se acusam mutuamente de violar a trégua que encerrou dois anos de conflito na Faixa de Gaza.

O braço armado do Hamas, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam, informou que realizará a entrega às 20h, horário local, segundo comunicado divulgado no Telegram. Os corpos foram “resgatados no sul da Faixa de Gaza” e serão entregues “aos médicos da Cruz Vermelha”. O local exato da entrega, porém, não foi especificado.

No sábado (1º/11), as Brigadas Qassam solicitaram aos mediadores do cessar-fogo com Israel e ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha equipamentos e pessoal para auxiliar na recuperação dos corpos israelenses na região de Gaza. O Hamas declarou estar pronto para seguir com a coleta dos restos mortais de prisioneiros inimigos além da Linha Verde, em todos os locais simultaneamente, como parte da conclusão desse processo.

Nas últimas semanas, o grupo reconheceu as dificuldades para recuperar os corpos, que permanecem sob os escombros dos edifícios destruídos durante os confrontos.

Cessar-fogo sob pressão

Israel tenta retomar os corpos de 11 reféns ainda sob custódia do Hamas e acusa o grupo de atrasar o procedimento. Por sua vez, o Hamas afirma atuar sob condições especialmente difíceis para encontrar e recolher os restos mortais.

O cessar-fogo mediado por Estados Unidos, Egito, Catar e Turquia começou em 10 de outubro como parte de um plano de paz proposto pelo presidente norte-americano Donald Trump. Apesar da redução nas hostilidades, episódios violentos ainda são registrados.

Na manhã deste domingo, um ataque aéreo israelense resultou na morte de um homem no norte da Faixa de Gaza, conforme o Hospital Al-Ahli. O exército israelense descreveu a vítima como um militante que representava “ameaça direta às tropas”.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou em reunião de gabinete transmitida pela TV que “ainda existem focos do Hamas nas áreas sob nosso controle em Gaza, e estamos eliminando-os sistematicamente”.

O Hamas acusa Israel de infringir o cessar-fogo com ataques aéreos e incursões terrestres.

Consequências e trocas

Desde o início da trégua, autoridades palestinas informam que 236 pessoas foram mortas em bombardeios israelenses, quase metade em um único dia após um ataque contra tropas israelenses. O exército de Israel reconhece a morte de três soldados desde então e afirma ter neutralizado dezenas de combatentes do Hamas.

O grupo palestino libertou todos os 20 reféns vivos em troca da soltura de cerca de 2 mil prisioneiros palestinos. Além disso, concordou em devolver os corpos de 28 reféns mortos em troca dos restos mortais de 360 militantes palestinos. Até agora, 17 corpos já foram devolvidos.




Veja Também