Durante a primeira etapa do acordo de cessar-fogo com Israel, o Hamas anunciou que nesta segunda-feira (13/10) irá entregar os corpos de quatro prisioneiros israelenses. Até agora, o grupo liberou 20 reféns capturados desde 7 de outubro de 2023.
Essa ação faz parte do cumprimento inicial do acordo firmado com Israel, que envolve a troca de prisioneiros palestinos por reféns israelenses.
Cessar-fogo
O acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas foi conseguido com a mediação dos Estados Unidos, Catar e Egito, tendo o presidente norte-americano Donald Trump como figura importante. O pacto também prevê a desmilitarização da Faixa de Gaza e o desarmamento do Hamas.
Após o cumprimento dos termos da primeira fase, outras questões do plano de paz serão discutidas.
O braço armado do Hamas, as Brigadas Al-Qassam, entregará os corpos dos prisioneiros Gai Eloz, Yossi Sharabi, Bivin Joshi e Daniel Perez.
O Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas de Israel declarou estar “chocado e consternado” com a notícia de que somente quatro corpos serão devolvidos hoje.
Na rede social X, o grupo lamentou que “isso representa uma violação clara do acordo por parte do Hamas” e manifestou esperança de que o governo israelense e os mediadores tomem medidas urgentes para corrigir essa injustiça.
O exército israelense comunicou que a Cruz Vermelha está a caminho de um ponto de encontro no sul da Faixa de Gaza para receber os caixões dos reféns falecidos.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) já se preparam para receber outros caixões de sequestrados mortos que serão posteriormente entregues à Cruz Vermelha.
Além disso, nesta segunda-feira também foram libertados prisioneiros palestinos. Eles saíram da prisão israelense de Ofer e seguiram para Ramallah, capital da Cisjordânia, transportados em dois ônibus da Cruz Vermelha.