O Hamas entregou os corpos de mais dois reféns, conforme o acordo de cessar-fogo firmado com Israel. Os corpos foram recebidos em Israel na quarta-feira, 15 de outubro, por volta das 16h, horário de Brasília.
Segundo as autoridades israelenses, os cadáveres estão agora sob os cuidados da Cruz Vermelha, que é responsável pelo transporte até o outro lado da fronteira. Com essa entrega, o grupo palestino já devolveu os restos mortais de nove reféns.
No total, ainda permanecem na Faixa de Gaza os corpos de 19 pessoas sequestradas no dia 7 de outubro de 2023. Isso resultou em acusações de Israel contra o Hamas por descumprimento do acordo intermediado por Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia, que prevê a entrega de todos os reféns, vivos ou mortos.
Apesar disso, o Hamas pediu compreensão, explicando que o resgate dos corpos restantes tem sido difícil devido aos danos causados pelos ataques aéreos de Israel na Faixa de Gaza.
“Os corpos restantes requerem esforços intensos e equipamentos especializados para serem localizados e recuperados. Estamos empenhados em resolver essa questão”, declarou o grupo em comunicado.
Pressão para conclusão do acordo
Mais cedo, o governo de Benjamin Netanyahu declarou que um dos corpos entregues não corresponde a nenhum dos reféns sequestrados, exigindo que o Hamas devolva todos os corpos dos reféns que já faleceram.
A continuidade do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas dependerá do retorno completo de todos os reféns e prisioneiros palestinos, antes que as discussões e implementações subsequentes sejam iniciadas.