O exército de Israel comunicou neste sábado (18/10) que o Hamas entregou à Cruz Vermelha os corpos de mais dois reféns israelenses. O grupo palestino declarou que encontrou os restos mortais dos prisioneiros na Faixa de Gaza e está procedendo com a entrega.
Essa troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos faz parte do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado pelos Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia.
Em nota oficial, as Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que os corpos transferidos estão a caminho das tropas dos IDF e da ISA na Faixa de Gaza.
Até o momento, aproximadamente 12 corpos de um total de 28 reféns israelenses já foram devolvidos. A medida ocorre em meio à pressão de Israel para que o Hamas restitua todos os reféns presos.
De acordo com o Hamas, a dificuldade para localizar e retirar os corpos se deve aos escombros e destroços na região da Faixa de Gaza, dificultando o acesso e a recuperação dos restos mortais.
O exército ressaltou que o Hamas tem a obrigação formal de cumprir as cláusulas do acordo e tomar as providências necessárias para devolver todos os reféns.