O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que está disposto a colaborar com governadores de Estados brasileiros para minimizar os efeitos do aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos. O primeiro governador a ser recebido será Elmano de Freitas (PT), do Ceará, na tarde desta sexta-feira.
De acordo com Haddad, o governador do Ceará busca auxílio para a compra de alimentos para a merenda escolar. “Ele deve apresentar uma pequena alteração na legislação que considera necessária para avançar rapidamente e garantir respaldo legal às decisões que pretende tomar”, explicou o ministro.
“Essas colaborações são muito importantes. Qualquer governador que quiser buscar parcerias em Brasília para apoiar sua indústria e agricultura, nós estamos prontos”, destacou Haddad.
O ministro ressaltou que o objetivo é “unir esforços com o governo federal, sem ideologias ou interesses políticos. O foco é o empresário, o trabalhador, e o interesse do país. Estamos totalmente disponíveis”, completou.
Pronunciamento possível do presidente Lula
Sobre a possibilidade de um novo pronunciamento em rede nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para responder ao aumento das tarifas, Haddad afirmou ter enviado sugestões solicitadas para a fala.
Quando questionado se o presidente deveria abordar a aproximação com o presidente americano Donald Trump, respondeu: “Isso cabe a ele”.
Estadão Conteúdo