20.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

Haddad nega conhecer Vorcaro e diz que grupo do banqueiro apoiou Bolsonaro e Tarcísio

Brasília
chuva moderada
20.5 ° C
20.5 °
20.5 °
83 %
1.5kmh
75 %
qui
23 °
sex
26 °
sáb
24 °
dom
25 °
seg
24 °

Em Brasília

O ministro da Fazenda Fernando Haddad afirmou que havia boatos sobre problemas no Banco Master desde 2024, mas não havia evidências de crimes ou fraudes, parecendo apenas um negócio mal planejado. Em entrevista ao portal Metrópoles, Haddad comentou que essas pessoas são muito persuasivas e que existiam muitos rumores, mas nada concreto.

Quando questionado se havia alertado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se encontrou com o banqueiro Daniel Vorcaro no Palácio do Planalto em 2024, Haddad disse: “Eu não conheço essa pessoa. Até pouco tempo, eu não saberia se ele estava presente, pois nunca tinha visto foto dele. Não conheço essa pessoa, nem ele, nem sua família, nem seus primos.”

O ministro afirmou que não recebeu Vorcaro. “Procurei me preservar, mas não tinha motivos para recusar uma audiência. Eu me reúno com muitos empresários”, explicou.

Haddad destacou ainda que “esse grupo, essa família” foi um dos maiores financiadores das campanhas políticas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O cunhado de Vorcaro, Fabianol Vettel, foi o maior doador pessoa física nas campanhas de 2022 de Bolsonaro e Tarcísio.

Para Haddad, o financiamento da família Vorcaro a campanhas é relevante para direcionar investigações, mas ele ressaltou que as apurações envolvendo pessoas ligadas ao Banco Master e a Vorcaro precisam ser feitas com seriedade.

O titular da Fazenda afirmou que a Polícia Federal (PF) investigará as ramificações da instituição financeira. “Não sei aonde isso vai chegar, nem em quem, mas o importante é que a investigação aconteça sem obstáculos, sem politização, sem perseguições e sem rotular partidos – há pessoas decentes no PL, assim como pessoas que podem não ser, e isso vale para todos”, concluiu.

Veja Também