25.5 C
Brasília
terça-feira, 04/11/2025




Haddad fala sobre boa aceitação do fundo para florestas tropicais

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
26.7 °
25.5 °
66 %
2.6kmh
75 %
ter
25 °
qua
31 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
27 °

Em Brasília

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou que o Fundo Florestal para Sempre (TFFF), iniciativa principal do Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), está sendo bem aceito internacionalmente.

Ele mostrou entusiasmo com o apoio que o fundo tem recebido até agora. Segundo Haddad, o Banco Mundial está disposto a ajudar a iniciar as operações como agente operador, e alguns países já demonstraram interesse em apoiar na próxima semana, o que pode resultar em um ano positivo para captar recursos.

Haddad acredita que é possível arrecadar US$ 10 bilhões para o fundo, que tem como objetivo garantir a sustentabilidade das florestas tropicais. O fundo funcionará captando dinheiro a juros baixos e emprestando a juros maiores, usando o lucro para incentivar países comprometidos com a redução do desmatamento.

Ele destacou, entretanto, que o fundo sozinho não será suficiente para garantir toda a preservação necessária das florestas. Por isso, defende a criação de um mercado de carbono estruturado. Segundo o ministro, é fundamental que haja mudanças nas leis para criar incentivos e penalidades, promovendo a inclusão da questão ambiental como prioridade.

Fernando Haddad afirmou que é preciso implementar mecanismos financeiros que incentivem as pessoas e países a se engajarem na proteção da natureza.




Veja Também