O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quarta-feira (30/7) que as negociações com os Estados Unidos sobre o aumento de 50% nas tarifas sobre as exportações brasileiras melhoraram nesta semana. Ele criticou a criação de uma “tensão” entre os países e defendeu a importância do diálogo.
“Não faz sentido alimentar essa tensão. Brasileiros nos Estados Unidos alimentando essa tensão não ajuda”, afirmou Haddad aos jornalistas na entrada do Ministério da Fazenda.
De acordo com o ministro, a tensão presente na negociação com os EUA diminuirá e dará lugar à racionalidade. “Vamos chegar a um acordo nas discussões”, reforçou ele.
“Se depender do Brasil, essa tensão some, pois é artificial e criada por pessoas do próprio país”, comentou, referindo-se a parlamentares brasileiros nos EUA que buscam sanções contra o Judiciário e o governo federal.
Aumento tarifário dos EUA contra o Brasil
O Brasil é o país mais afetado pelas tarifas unilaterais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As novas taxas estão previstas para começarem a valer nesta sexta-feira (1º/8).