O ministro da Fazenda Fernando Haddad informou na quinta-feira, 9, que o governo federal manterá o mesmo tratamento para o Estado de São Paulo, apesar da notícia de que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) teria tentado barrar no Congresso a Medida Provisória relacionada ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “Mesmo com a notícia de que o governador do Estado agiu, na minha opinião, contra os interesses nacionais para proteger a Faria Lima, não prejudicaremos São Paulo”, declarou ao chegar ao ministério.
Haddad ressaltou que seguirá a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não tratar governadores e prefeitos de forma diferente por causa de partidos políticos.
“São Paulo nunca teve um tratamento melhor do que com este governo. A palavra do presidente Lula é nunca discriminar um governador pela sua bandeira partidária”, acrescentou o ministro.
Ele também afirmou que os esforços para derrubar a MP que prejudica a arrecadação do governo — cerca de 20 bilhões de reais para o próximo ano — estão ligados à oposição e às eleições de 2026.
“As mesmas forças que liberaram recursos em 2022 para tentar garantir a reeleição de Jair Bolsonaro são as que agora atrapalham o orçamento para 2026 buscando vantagem eleitoral. São as mesmas forças”, acusou Haddad.