Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou nesta quinta-feira (27) que sugeriu junto com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que o combate ao crime organizado deve ser um tema nas negociações do Brasil com os Estados Unidos. Ele também defendeu a aprovação de um projeto para punir devedores frequentes ao falar sobre uma nova operação da Receita Federal e das autoridades de segurança contra o crime organizado.
“Por isso, sempre destacamos a importância de votar o projeto do devedor contumaz”, disse o ministro. “Isso não é sobre apoiar ou se opor, é para o bem do Brasil.”
Haddad explicou que o crime organizado está utilizando o estado americano de Delaware para esconder dinheiro e evitar impostos.
A Polícia Federal vai trabalhar para recuperar os bens obtidos ilegalmente e para punir pessoas que não moram no Brasil.
“São muitas empresas e fundos criados fora do Brasil, uma grave operação de movimentação internacional de dinheiro,” afirmou o ministro.
Ele também disse que vai levar informações aos EUA sobre fundos americanos usados para lavar dinheiro. Essa prática simula investimentos estrangeiros no Brasil.
Haddad informou que o governo solicitou ao Ministério Público Federal no Rio de Janeiro que processe os envolvidos na operação chamada Poço de Lobato.
