O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou neste sábado, 27, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do PT pretende ser candidato à reeleição em 2026.
Fernando Haddad é apontado como possível candidato no caso de Lula não concorrer, como aconteceu em 2018. “Ele (Lula) vai ser candidato à presidência, sim”, disse Haddad em entrevista ao Podcast 3 Irmãos.
Um dos apresentadores comentou que sua tia gostaria de votar no Haddad para presidente em 2030. O ministro respondeu: “Mande um abraço para sua tia”.
Segundo Haddad, a decisão de ser candidato depende das circunstâncias e do destino. Ele exemplificou: “Se não fosse a facada, será que o Bolsonaro teria sido eleito presidente? Provavelmente não.”
Lula tem afirmado em discursos recentes sua intenção de concorrer novamente à Presidência ano que vem, dizendo que só não disputará se a saúde não permitir. “Só tem uma razão para eu não ser candidato, é se eu tiver algum problema de saúde”, afirmou o petista em entrevista à SBT no dia 9 de setembro.