Um grupo de hackers invadiu o sistema da Sinqia, empresa responsável por fornecer tecnologia para transações financeiras, desviando cerca de R$ 400 milhões através de transferências por meio do Pix. A invasão aconteceu na tarde da sexta-feira (29/8) e comprometeu várias contas bancárias, incluindo clientes do HSBC, conforme divulgado pelo portal NeoFeed.
As primeiras investigações indicam que os criminosos tiveram acesso ao ambiente do Pix gerido pela Sinqia e realizaram diversas transferências para contas de “laranjas”.
O Banco Central (BC) foi informado e conseguiu interromper a conexão da Sinqia com a rede do sistema financeiro nacional. A Polícia Federal está conduzindo a investigação para identificar e localizar os responsáveis pelo ataque. O BC continua seus esforços para recuperar os valores desviados.
O posicionamento da Sinqia
Em comunicado, a Sinqia confirmou a identificação de uma “atividade suspeita” no sistema Pix na última sexta-feira (29/8), e informou que as equipes agiram prontamente. A empresa também mencionou que está colaborando com especialistas forenses e entrou em contato com as instituições financeiras impactadas, destacando que a ocorrência afetou um número limitado de bancos. O comunicado não informou valores específicos nem revelou quais clientes foram prejudicados.
“Neste momento, verificamos que o incidente está restrito apenas ao ambiente Pix. Não há indícios de atividades suspeitas em outros sistemas da Sinqia, além do Pix, afetando somente a operação da empresa no Brasil. Além disso, não há evidências de comprometimento de dados pessoais”, detalhou a Sinqia.