O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (António Guterres) enviou uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (20/11), durante seu discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Ao ser questionado sobre qual recado deixaria para o chefe do executivo norte-americano, Guterres respondeu com um sorriso: “Estamos aguardando a sua participação.”
COP30
A conferência da ONU sobre mudanças climáticas ocorre desde o dia 10 de novembro na cidade de Belém (PA).
O evento discute temas importantes como adaptação às mudanças climáticas, financiamento, transição justa e o debate delicado sobre o uso de combustíveis fósseis, com um clima de cautela entre os participantes.
O Brasil considera esta edição como “a COP da verdade”, que terá como foco a discussão dos mecanismos para atingir a meta de 1,3 trilhão de dólares em financiamento climático até 2035.
O presidente dos Estados Unidos não participou da conferência nem enviou delegação para representar seu país.
Em janeiro, logo após iniciar seu segundo mandato na Casa Branca, Trump assinou um decreto para retirar os EUA do Acordo de Paris, e tem reiterado em seus discursos ceticismo em relação ao aquecimento global e aos efeitos dos combustíveis fósseis.
Declaração de Lula
Na quarta-feira (19/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou ter confiança na possibilidade de persuadir Trump sobre a importância da agenda ambiental global.
