O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.192/25, que declara a guitarrada, um ritmo musical originado no Pará, como parte integrante da cultura nacional. A lei resulta do Projeto de Lei 170/23, proposto pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA), e aprovado pela Câmara em junho do ano passado.
O deputado Airton Faleiro explica que a guitarrada nasceu na década de 1970 no Pará, a partir da mistura de estilos regionais, como carimbó e siriá, com influências de ritmos caribenhos, incluindo merengue, cúmbia, mambo e zouk. O lançamento do álbum Lambadas das Quebradas, de 1978, pelo compositor Joaquim de Lima Vieira, conhecido como Mestre Vieira, marcou o início desse estilo musical.
O senador Paulo Paim (PT-RS), relator do projeto na Comissão de Cultura do Senado, ressaltou que a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro, destaca a relevância do reconhecimento da guitarrada como expressão cultural nacional.