As Forças Armadas da Guiana denunciaram que, na tarde deste domingo (31/8), um barco do país foi atingido por disparos provenientes da Venezuela. A embarcação estava transportando materiais que seriam usados nas eleições marcadas para esta segunda-feira (1°/9).
O incidente ocorreu na região de Essequibo, conforme reportado pelo site Lusa. Essa área é alvo de disputa territorial entre Guiana e Venezuela. De acordo com o comunicado divulgado pela Guiana, ninguém ficou ferido e nenhum material foi danificado durante o ocorrido.
Essequibo é conhecida por sua riqueza em recursos naturais e é reivindicada pelo governo venezuelano, que em 2024 promulgou uma lei visando anexar oficialmente a região. Contudo, até agora, essa legislação não teve efeito prático.
Em abril deste ano, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a ameaçar a posse da região de Essequibo e, consequentemente, da Guiana. Na ocasião, Maduro afirmou que, cedo ou tarde, esse território estará sob controle de seu governo.
